CHAKRAS

 

 

A palavra“chakra”vem do Sânscrito e significa “roda de luz”, “roda da lei”, “roda da vida” .

Chakras são pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.
Alguns clarividentes conseguem enxergar cada um desses pontos, com sua forma e cor específica. Através da Radiestesia e outras formas de tratamentos alternativos, pôde-se constatar que a maioria das doenças são decorrentes do desequilíbrio dos chakras ou da entrada de energia negativa nesses pontos vitais.

Segundo a psicanalista e terapeuta Elizabeth Mednicoff, da Clínica Novo Equilíbrio, de São Paulo, os chakras são capazes de captar, acumular e distribuir energia para o corpo e é essa energia que vai trazer benefícios ou malefícios ao organismo e ao ambiente que circunda o indivíduo.

“Oschakrasservem como receptores de todas as vibrações de energia e informações que ultrapassam a esfera física. Eles também irradiam energias diretamente no meio ambiente, alterando, desse modo, a atmosfera ao nosso redor. Através deles, podemos emitir vibrações de cura, bem como mensagens conscientes ou inconscientes, e influenciar pessoas, situações e até a matéria, tanto no sentido positivo como no negativo”, afirma.
Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.

No corpo físico, encontra-se sete chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores. Sabemos que existe trezentos chakras menores espalhados pelo corpo físico. Quando todos os chakras estão abertos e balanceados, a energia nos permite comunicar com seres do Universo.

Os chakras são divididos da seguinte maneira:

– Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta, são governados pela razão.

– Os chakras que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção.

– Os chakras que estão localizados na parte de trás do corpo, são governados pelo desejo.

Possuem funções importantes e variadas, tais como:

– Absorver, digerir e distribuir as diferentes regiões do organismo.

– Controlar o funcionamento adequado de cada órgão e do corpo físico como um todo. Por exemplo,  se uma glândula é controlada e energizada por um certo chakra, ela pode ser estimulada ou inibida  pelo controle ou manipulação desse chakra. – Desenvolver certas faculdades psíquicas da pessoa,  através de sua ativação ou inibição de um chakra específico.

– O chakra que mais capta energia é o coronário, e os que mais desprendem são o emocional ou plexo solar, e o umbilical.

Qualquer desestabilização nestes chakras provoca um desequilíbrio energético e emocional e pode  ainda desestabilizar a aura

 

 

 

Chakras principais, a saber:



Chakra Coronário – Localizado no topo da cabeça, no crânio. Responsável pela energia e  controle do cérebro e glândula pineal. Pode ser considerado o coração dos chakras por ser o ponto  máximo de concentração de energia, capaz de fazê-la fluir a partir dele para todo o corpo, como se  fosse um funil

Este chakra afeta todas as funções cerebrais. Trabalha a essência do ser humano e sua ligação com  Deus. É ainda pouco desenvolvido no Homem, pois representa a força de vontade espiritual e a  natureza do Homem com a natureza e com o Cosmos.

Permite a pessoa ter um propósito na vida, segundo Jung, “uma vida sem propósito é  uma vida neurótica”.

Constitui o ponto de integração entre as forças fisiopsicossomáticas. Assimila os  estímulos do plano superior. Desse centro, parte a corrente de energia vitalizante com  ação sobre a matéria mental e transmite aos demais centros os reflexos de nossos  sentimentos, idéias e ações.

Sentimentos: Iluminação, fé, espiritualidade.

Patologias: o chakra coronário controla o ritmo biológico e o sono. Quando em desarmonia provoca uma distancia entre corpo/ espírito, o que leva a distúrbios mentais, neuroses, psicoses, quadros convulsivos, epilepsia e amnésia.

Quando bloqueado, sugere doenças graves como câncer, AIDS, obsessão espiritual, doenças de origem neurológica e severas infecções.

Órgão e partes do corpo: córtex cerebral, neurônios, sistema nervoso, hemisférios esquerdo e direito do cérebro.

Cor: Violeta

É uma energia de transformação, libertação e conclusão. Por isto esta relacionada a este chakra, pois através de seu poder mental você pode transformar tudo em sua vida. A energia da cor violeta renova, desintegra, transmuta e cauteriza nossas células.

Chakra Frontal Localizado na testa, no meio das duas sobrancelhas. Energiza e controla a glândula pituitária, os olhos, o nariz e o cérebro. É importante na vida material. Só mentalize a coisa já realizada, esqueça as dificuldades. Girar sempre no sentido horário. Hoje em dia é o chakra mais importante.

Segundo antigas crenças, diz-se que na testa encontra-se o centro da personalidade integrada. Exprime as qualidades da vontade, propósito, controle e ambição.

Controla todas as atividades mentais com a intuição e a memória. A noção do tempo esta relacionada a este centro, assim como o sentimento da maternidade. Promove também a sustentação dos sentidos e marca a atividade das glândulas endócrinas.

Emoções: Ligado a intuição, a mente, os sentidos e fenômenos paranormais somo a clarividência e a telepatia, atividades intelectuais.

Patologias: Enxaqueca, coriza, cansaço, irritabilidade, confusão, insônia, tensão mental e neurite. Quando em desarmonia provoca distúrbios dos sentidos em geral, dificuldade de percepção temporo-espacial, dificuldades no lado intuitivo e sensível (Yin).

Quando bloqueado pode acarretar distúrbios visuais e auditivos, atraso no desenvolvimento intelectual, amnésia, esquizofrenia e acesso  desordenado a vidas passadas.

Cor: Índigo (Azul escuro)

Esta cor representa o interior, a própria consciência. Através dela pode-se ativar o comando, o domínio que devemos ter sobre nossa vontade, sobre nossas ações, enfim, sobre nossa própria vida. A energia do índigo lhe permite uma visão mais realista e uma assimilação dos fatos, mais adequada aos próprios conceitos.

Órgãos e partes do corpo: olhos, nariz, seios da face

Chakra Laríngeo Localizado na base da garganta, energiza e controla as glândulas tireóide e paratireóides, além da garganta, laringe e faringe. Ele trabalha com todo o sistema imunológico do corpo humano. Quando em desequilíbrio, pode gerar carência, compulsividade, ansiedade.

Constitui o centro criativo, a ponte que cruzamos para passar do domínio físico para o espiritual. Favorece a fala em publico e a comunicação em geral. É a interface com o mundo.

Sentimentos: purificação, sentido do eu, aceitação, assimilação, auto reflexão, possibilita a verdadeira expressão individual da natureza.

Patologias: Amigdalite, problemas na tireóide, distúrbios na mastigação e deglutição, asma, alergias, vertigem, laringite, faringite, distúrbios da fala, problemas na expressão correta dos sentimentos, gera o temor de não corresponder as expectativas idealizadas.

Um bloqueio nesse nível pode levar a incapacidade de relacionamento com o ambiente e ainda distúrbios alimentares, de emoções e idéias.

A repressão dos sentimentos, emoções e idéias geram tensão na mandíbula e problemas dentários. Este centro controla o equilíbrio endócrino e o metabolismo.

Cor:A energia azul é a mais utilizada atualmente na energização deste chakra. O azul representa energia universal, de proteção, paz, serenidade. Esta cor tem efeito analgésico, purificador, sedativo e principalmente calmante. É uma energia que representa espiritualidade, verdade e força de comunicar-se com o todo.

Órgãos do corpo: vias respiratórias, garganta, boca, nariz, traquéia, laringe (cordas vocais).

Elemento: Éter

É uma unificação dos elementos terra, água, fogo, ar. Através do elemento éter, podemos entrar em sintonia com o nosso interior e também cm forças superiores, invocando nosso Deus interno, para entrar em contato com o Deus Universal por meio da palavra, das orações e dos pedidos.

Para sermos atendidos é preciso saber pedir, e para isto temos que estar totalmente equilibrados, quando conseguimos isso ativamos nossos chakras superiores.

Chakra Cardíaco –do sânscrito “Anahata” que significa “Invicto”, “Inviolado”. É o chacra responsável pela energização do sistema cárdio-respiratório. É considerado o canal da movimentação dos sentimentos. É o meio de ligação energética entre os sentimentos inferiores e os superiores. É o chacra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Quando não recebe, armazena e irradia energia suficiente, causa depressão, angústia, irritação ou pontadas no peito. Quando recebe, armazena e irradia energia em excesso, causa inconstância afetiva, a pessoa apaixona-se a todo momento, vivencia um estado euforia afetiva ou apega-se a tudo e a todos com muita facilidade, causando diversas frustações. Quando está energéticamente equilibrado, facilita as relações pessoais, as relações afetivas duradouras e positivas ou o equilíbrio emocional.

Localização: Peito 

Correlação física: Ligado à glândula timo 

Cor: Amarelo-ouro (rosa ou verde também) 

Chakra Plexo Solar– Localizado na região central do peito, na área vazia, entre as costelas, na altura do início do estômago. Energiza e controla o pâncreas, o fígado, o estômago, o intestino grosso, o apêndice, o diafragma e até certo ponto o intestino delgado, os pulmões e o coração, controla ainda a temperatura do corpo, as emoções e a parte hormonal. É o centro de distribuição de energia. Divide o corpo em dois, todos os meridianos passam pelo plexo solar. Quem já fez cirurgia no abdome, tem mais tendência a sentir medo, angustia, tristeza, excesso de timidez e como conseqüência doenças como câncer, alergias, etc…

É o Chakra da Auto estima.

Órgãos e Partes do Corpo: estomago, fígado, baço e diafragma

Emoções: Estresse, fadiga, fraqueza, tristeza.

Elemento Fogo: Representa o metabolismo, o calor interno da digestão, tanto da matéria (alimentos) quanto dos pensamentos e emoções. Qualquer alteração desse elemento no Plexo Solar, causa a perda da satisfação e do prazer. Com a falta do fogo interno, tornamo-nos  altamente ansiosos, nervosos, inquietos e superficiais.

Cor Amarela: Possui as propriedades cauterizadoras e desinibidoras, além de ser potencialmente purificadora. Essa é a cor que protege todo o sistema metabólico e fortifica. O amarelo representa o Cristo Interno, a Chama trina em ação manifestando-se através da sabedoria e da iluminação.

Chakra Umbilical Situa-se no umbigo. Controla e energiza a parte inferior do intestino grosso, o intestino delgado, as glândulas supra-renais e o apêndice. Afeta a vitalidade geral da pessoa. Acelera qualquer processo que queira, pois acelera todos os meridianos.

É o chakra da aceitação

Órgãos e Partes do Corpo: rins, bexiga, intestinos (grosso e delgado), apêndice, vértebras lombares.

Emoções: Absorção, eliminação, retenção, liberação.

Elemento Água: Atua sobre as emoções e influência o funcionamento do corpo físico, pois o fluxo continuo depende do estado emocional.

Cor Laranja: É uma cor quente, que libera, desativa, elimina, desbloqueia e limpa.

Chakra Básico – Localizado na região pubiana, controla e ergeniza os órgãos sexuais, a bexiga e as pernas. Constitui o centro inferior do corpo ou do centro da criação física. Energia vibracional, paranormalidade, dá o ritmo acelerado da nossa mente. Cor vermelha, indica saúde física, quanto mais sua mente estiver acelerada, mais vermelho será a core. Sempre que estiver fazendo algum fenômeno (uso da energia vibracional), o chakra estará vermelho.(todos), neste momento está havendo uma alteração nos circuitos cerebrais.

Este chakra é o chakra da auto preservação e do prazer. A raiz que age como uma ancora para a estabilidade mental. Serve para animar o corpo físico e fonte de vida para substancias do corpo e alicerce da matéria física. Estímulos criadores com vistas ao trabalho, à associação e a realização das almas.

Sentimentos: medo, paixão, orgulho, decisão, firmeza, coragem, poder, agressão, vontade de viver, quantidade de energia física.

Patologias: O desequilíbrio deste chakra pode levar a problemas dermatológicos, problemas na coluna, insatisfação, apatia,, dispersão, síndrome do pânico, hemorróidas, depressão, desordens da libido e alienação.

Órgão e partes do copo: útero, próstata, testículos, ovários, órgãos genitais, reto, anus, uretra, bacia, coxas, pernas.

Cor: Vermelho.

É uma cor quente e suas propriedades são de estimulo, de aquecimento, de vitalidade, impulso, um choque capaz de ativar qualquer parte do corpo que esteja sem energia.

Elemento: Terra

Atua no chakra básico, porque em sua energia e sua força atuam no mundo físico, que por sua vez, relaciona-se com os nossos sentidos. Quando conseguimos absorver a energia do elemento terra, tornamo-nos pacientes, perseverantes, idealizadores, pois o equilíbrio reflete-se em nossa consciência tornando os nossos pensamentos claros, objetivos e direcionados.

Anúncios

4 comentários em “CHAKRAS

  1. Gostei muito da informação aqui colocada, muito boa.
    Como sabemos os chakras são 7 e apenas aqui descreve 6, falta a informação sobre o Chakra Cardiaco. Caso a possa colocar, gostava muito de a ler.
    Obrigado pelo bom trabalho!!
    Namaste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s