Projeção Astral

O que é projeção astral?

É o fenômeno do deslocamento da consciência para fora do corpo físico. Em outras palavras, a possibilidade de você “estar” em algum lugar, enquanto seu corpo físico permanece imóvel – no aconchego do quarto, por exemplo. “Acreditamos que o ser humano possui, além do corpo físico, um corpo espiritual que pode ser exteriorizado de forma consciente, em um plano da realidade intermediário entre o plano físico e o espiritual”, diz Wagner Borges, psicólogo e fundador do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas, em São Paulo (www.ippb.org.br)  . Segundo ele, em geral as projeções acontecem espontaneamente, quando o metabolismo do corpo diminui – durante o sono e relaxamentos. Embora a ciência não explique, há muitas pessoas que afirmam ter passado pela experiência. Entre os sinais típicos durante a projeção, estão a sensação de leveza, de deslocamento e visualização do próprio corpo. “O ser humano se liberta das leis que regem o plano físico e assim podem flutuar, tomar formas diferentes e até ir a outros lugares com a força do pensamento”, afirma o especialista.

As experiências fora do corpo são abordadas em várias linhas espiritualistas. Dependendo de época, local e influências culturais ou místicas, há nomenclaturas variadas para essa experiência.

Por exemplo: “Viagem astral” (Ocultismo); “Projeção astral” (Teosofia); “Experiência fora do corpo” (Parapsicologia); “Projeção da consciência” (Projeciologia); “Projeção do corpo psíquico” (Rosacruz); “Emancipação da alma”, “Desprendimento espiritual” ou “Desdobramento espiritual” (Espiritismo); “Viagem da alma” (Ecanckar); “Viagem fora do corpo” (pesquisadores parapsíquicos).

As experiências fora do corpo são estudadas desde a antigüidade, principalmente pelos povos orientais. Os egípcios, hindus, tibetanos e chineses aprofundaram bastante o tema, mas sob um prisma esotérico. Aqui no Ocidente, os iniciados de várias linhas ocultistas aprofundaram seus estudos projetivos, mas, também sob conotação hermética. Isto é, iniciados do Oriente e Ocidente sempre buscaram uma transformação da consciência, a transmutação do velho homem de ferro em um homem de ouro, renovado, renascido (dwidja), pleno de consciência. Por isso, levando em conta a leviandade de muitos que buscam fenômenos, mas não a espiritualidade consciente, os antigos criaram vários processos iniciáticos para seleção dos interessados nas artes espirituais. Isso preservou o conhecimento iniciático das investidas do pessoal “oba-oba” da época.

Porém, o tempo passou e muitas coisas mudaram. Nos dias atuais esse mecanismo iniciático está ultrapassado mesmo. Milhões de pessoas têm experiências fora do corpo espontaneamente, sem saber como aquilo ocorreu. Elas não são iniciadas em coisa alguma. Devido a falta de informação, elas ficam apavoradas. Dependendo para quem narram sua experiência a situação poderá piorar. Um religioso cristão mais ortodoxo explicará aquilo como influência do “demo”. Um materialista rotulará tal experiência como pura piração da pessoa. Um espírita dirá que é mediunidade. Um iogue pedirá a pessoa para estudar Ioga. Um ocultista mais ortodoxo alertará que saír do corpo é perigoso e só deve ser praticado por quem for iniciado.

O principal pré-requisito para uma pessoa sair do corpo não é que ela seja iniciada em alguma fraternidade esotérica ou que seja médium. Basta apenas que ela esteja dentro do corpo

Este post foi escrito para que os leitores do blog tenham mais interesse sobre o assunto e pesquisem.


Anúncios

3 comentários em “Projeção Astral

  1. Boa Noite . Para simplificar uma das experiencias que tenho com curas espiritual .
    foi atravez de desdobramento que consegui que uma senhora em estado terminal;
    voltase a vida. sem nem mesmor conhecer esta pessoa moro no mesmo bairro a 40
    quando os familiares dela tiveram a desconfiança de que eu poderia ter ajudado no ressusitamento me procuram ;para que fosse feito agradecimento a oraçao a trivena de santo antonio. fui pessoalmente a igreja da lampadoza no centro do Rio de janeiro
    agradecer a graça concedida a esta familia . graças por ser espiritualista entendi de imediato o pedido da familia
    Gostaria de sua opiniao e conselhos
    GRATO.
    Jacarepagua Rj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s