Yoga, o bom hábito!

“Yoga é a suspensão dos processos mentais. (Yoga Chitta-vrittti nirodhah)”

O que é a Yoga?

Yoga é a transformação da consciência humana em consciência divina. É uma filosofia prática que permite aos er humano acordar de seu sono e vivenciar a felicidade permanente que ele é. O ser humano, não percebendo que ele já é a felicidade, busca incessantemente esta felicidade fora de si, nos objetos externos. Mais cedo ou mais tarde, percebe que a causa do seu sofrimento está na limitação de sua mente, e que a felicidade não é encontrada fora, mas em cada momento em que está consigo mesmo, sem desejos, sem pensamentos, em paz.

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos.  Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e  percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.  Yoga  é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi.

O que é Samádhi?

Samádhi é o estado de hiperconsciência que só pode ser desenvolvido pelo Yôga.  Samádhi está muito além da meditação. Para conquistar esse nível de megalucidez, é necessário operar uma série de metamorfoses na estrutura biológica do praticante.  Isso requer tempo e saúde. Então, o próprio Yoga, em suas etapas preliminares, providencia um acréscimo de saúde para que o indivíduo suporte o empuxo evolutivo que ocorrerá durante a jornada; e provê também o tempo necessário, ampliando a expectativa de vida, a fim de que o yôgin consiga, em vida, atingir sua meta.

“Tempo houve em que desprezei o corpo mas então vi Deus dentro de mim. Percebi que o corpo é o templo do Senhor, e comecei a preservá-lo com infinito cuidado.”
BHOGAR- Kundalini Yoga –  sec.XVII

Efeitos da prática:

Os efeitos sobre os órgãos internos, sistema nervoso e endócrino, flexibilidade, fortalecimento, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente. Mas para despertar a energia chamada kundaliní, desenvolver as paranormalidades e atingir o samádhi, precisa-se do investimento de muitos anos com dedicação intensiva.

10 doenças que a Yoga pode melhorar:

1 – DORES DE CABEÇA

Algumas poses da ioga, como a postura do camelo, da roda e da ponte podem ajudar com dores de cabeça. Essas poses esticam os músculos na frente do peito, que ajudam a controlar a cabeça.

2 – ASMA

Vários estudos, incluindo um publicado em um periódico médico indiano de fisiologia e farmacologia, mostra que a ioga auxilia os que sofrem de asma. Procure profissionais para saber quais poses ajudam.

3 – DISFUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES

Pesquisas mostram que as mulheres que praticam ioga melhoram o desejo sexual, a satisfação e os orgasmos. Especialistas sugerem uma sequência de posturas como agachamento de pernas, postura do lagarto e postura do sapo para melhorar a vida sexual da mulher.

4 – DISFUNÇÃO SEXUAL EM HOMENS

Médicos na Índia têm usado a ioga com sucesso para tratar homens com ejaculação precoce. Nesse caso, também, certas poses parecem ajudar os homens a melhorar suas vidas sexuais, como a postura do cachorro.

5 – PROBLEMAS DE SONO

Pesquisadores de câncer descobriram que pacientes com linfoma que fazem ioga dormem melhor do que os que não fazem. Alguns guias de ioga sugerem que você faça a postura do bebê feliz ou da deusa antes de ir para a cama.

6 – DORES MENSTRUAIS

Uma pesquisa constatou que as posturas da cobra, gato e peixe ajudaram adolescentes e mulheres jovens com dor menstrual.

7 – LESÕES NO MANGUITO ROTADOR

O manguito rotador é o grupo de músculos que cobre a cabeça do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro. Um estudo de Loren Fishman mostrou que uma postura na qual o praticante fica de cabeça para baixo com ajuda de uma outra pessoa pode ajudar pessoas com lesões no manguito rotador.

8 – OSTEOPOROSE

Fishman também publicou um estudo mostrando que uma sequência de 10 poses de ioga ajuda a construir densidade óssea em mulheres após a menopausa.

9 – SENSIBILIDADE À DOR

De acordo com um estudo da Universidade de Utah, EUA, as pessoas que praticam ioga têm uma maior tolerância à dor do que aquelas que não praticam.

10 – DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Um estudo alemão mostrou que mulheres emocionalmente perturbadas tornaram-se menos deprimidas e ansiosas depois que fizeram duas aulas de 90 minutos de ioga por semana, durante três meses. A pesquisa sugere as posturas do camelo, da ponte e da roda.

Aprendizados:

O Yôga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, arti-culações, nervos, glândulas endócrinas e órgãos internos,  através de técnicas corporais belíssimas, fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante.

A prática completa do SwáSthya Yôga compreende oito tipos de técnicas
(mudrá, pújá, mantra, pránáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá, samyama) que vão atuar
em oito áreas distintas, promovendo um aperfeiçoamento multilateral.

“A mente é como o vento. O corpo como a areia.
Se voce quer conhecer o vento, observe o movimento da areia.”

Pratique a Yoga:

Anúncios

3 comentários em “Yoga, o bom hábito!

  1. Gostei muito de conhecer este blog e da sua forma de escrever. Muitas ideias que estavam rondando minha mente eu vi aqui colocadas de forma clara e organizada. Parabéns pela coragem e pelo amor em disponibilizar estas informações. Estou acompanhando.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s