Educação e amor : uma perspectiva educacional para os novos pioneiros (Robert T. Ocker)

Estamos atingindo um momento crucial de mudanças de paradigmas  em termos de educação infantil. A maior parte das pessoas concorda que a questão de como educar e criar as crianças é uma das mais significativas preocupações no mundo de hoje. A educação exige um nova visão para as crianças do século vinte e um: que ela transmita esperança e inspiração. Esta nova maneira de ver a educação parte dos sonhos das próprias crianças. Para estabelecer um estilo de pedagogia que sirva às necessidades. da humanidade do novo milênio, é preciso compreender profundamente diversos aspectos da vida humana, principalmente das crianças que estão vindo ao mundo neste momento. É um esforço necessário e nosso futuro depende disso.

Os educadores têm de admitir que, do mesmo modo que exigimos a transformação da atual estrutura social, é necessária, também, uma modificação educacional. E essa mudança depende de todos nós. É preciso observar a natureza humana sob um ângulo diferente para estabelecer um sistema de ensino eficaz. Temos de ser capazes de dar aos nossos filhos e alunos o dom da disciplina interior e da paz.

Devemos observar com mais atenção o comportamento e a essência de nossas crianças durante seu crescimento para permitir que se desenvolvam como seres humanos completos. Elas podem e devem escolher por si mesmas a melhor maneira de fazer isso.

Os educadores do século vinte e um devem aprender a guiar e a orientar seus alunos para que obtenham equilíbrio,disciplina,responsabilidade e consciência.

Portanto, precisamos nos tornar pioneiros do paradigma, revisando e reconsiderando nossos próprios conceitos com relação ao propósito, sentido e função da educação. Devemos ensinar as crianças como pensar e não o que pensar. Nosso papel não é transmitir conhecimento, mas sim sabedoria, que é aplicação prática do conteúdo absorvido. Ao oferecer conhecimento às crianças, estamos dizendo a elas o que pensar , o que saber e em que devem acreditar.

Mas quando damos a elas sabedoria, não indicamos o que devem saber, mas sim como chegar á sua própria verdade. É claro que não há como ignorar o conhecimento ao se ensinar a sabedoria, pois sem ele não se pode chegar a lugar algum. Ele deve ser transmitidos de uma geração para a outra, mas devemos deixar que as crianças o descubram por si mesmas! Vejo um sistema educacional baseado no desenvolvimento de habilidades e não de memória. As crianças são nossos guias e precisam de liberdade para descobrir e criar sua própria verdade. O pensamento crítico, a solução de problemas , a imaginação,a honestidade e a responsabilidade serão a base da educação das crianças do século vinte e um.

Minha visão do futuro da educação baseia-se no amor incondicional. Ele é a essência do novo ser humano. Nós, educadores, temos de nos unir de corpo e alma para fazer das crianças de hoje os adultos de amanhã. Uma educação mais realista e verdadeira envolve o desenvolvimento do corpo, da alma e do espírito para que este seja livre e independente e que viva de maneira completa. Prestaremos um grande serviço à humanidade se nos tornarmos os pioneiros da nova era. O sistema educacional deve ser revisto paro o bem da humanidade. Se unirmos educação e amor, todos serão beneficiados.

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